ABRIL AZUL - Mês de Conscientização sobre o Autismo

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.
O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.
Fonte: OMS – Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria
HFA: UNINDO FORÇAS PELA SUA SAÚDE!
Por 3ºSgt Karla Saunders
Assessoria de Comunicação Social (A Com Soc)
Hospital das Forças Armadas (HFA)
FONTE: ABRIL AZUL – Mês de Conscientização sobre o Autismo — Hospital das Forças Armadas – HFA (www.gov.br)
Acessado em 20/04/2024 às 17h15

Compartilhe:  Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApplink para Copiar para área de transferência
Publicado em 05/04/2023 07h53 Atualizado em 10/04/2023 14h34

×